sexta-feira, 31 de julho de 2009

2ª formação: Dom de Línguas

Tal dom não pode ser considerado o menor dos dons, haja vista que não existe dom menor, mas sim o maior, qual seja, o amor.
Muitas vezes não temos sabedoria sobre o que pedir ao Senho, ou então, nos encontramos cansados, sem vontade de adorá-lo. Assim, o Espírito Santo vem ao nosso encontro diante de todas as nossas fraquezas, e ora pelas nossas dificuldades a Deus.
Por conseguinte, o formador ressaltou que os carismas sozinhos não edificam. Logo, os mesmos devem ser vividos em comunidade.
Mas o que se entende por dom de línguas?
Conforme a explicação dada por Valdinei, embrasada na Sagrada Escritura e no Catecismo da Igreja Católica, o dom de línguas consiste em uma linguagem inefável feita diretamente a Deus.
Não possui tradução nem significado, são, portanto, sons imitidos pela inspiração do Espírito.
Importante frisar que ao utilizarmos esse carisma, não entramos em estado de transe. Desta forma, o dom pode ser manifestado em qualquer lugar.
Deus quer que todos oremos em línguas, pois este dom nos edifica, traz paz, felicidade, amor e alegria. Da mesma forma, é um carisma que vem enriquecer o nosso louvor e nos ajuda à conversão.
Qual é a finalidade desse carisma?
O dom de línguas aprofunda a oração e união a Deus, levando-nos a experiências ainda mais profundas com Ele. Ademais, esse carisma auxilía-nos na santificação pessoal e favorece a abertura para os demais carismas.
Basta sermos sensíveis à ação do Espírito Santo para que o dom de línguas aflorem em nossos corações.

Parágrafo 2003 do Catecismo da Igreja Católica
I Cor 14, 2
Rom 8, 26-27
I Cor 14, 14-17
3ª formação: Dom da Profecia
Formador: Luís Braga

É atravez da Palavra de Profecia que Deus fala com seu povo.
Os três elementos desse carisma são: edificação , exortação e consolação.
O dom consiste em uma palavra inspirada por Deus que contribui para o crescimento da comunidade. É uma revelação particular que ocorre no íntimo da pessoa.
A manifestação do dom da profecia depende do exercício carismático. Para acolher este carisma é preciso estar em em sentido de escuta.
Além da profecia verdadeira que é aquela proclamada nos Grupos de Oração, existem outros dois: a não-profecia e a falsa profecia.
A não-profecia é movida por sentimentos pessoais. Por outro lado, a falsa profecia consiste em mensagens influenciadas pelo demônio. Geralmente essa palavras vem contradizendo a Igrej e o evangelho.
Só é possível viver e experimentar esse carisma através da obediência.

4ª formação: Interpretação das línguas
Formador: Luís Braga

A profecia também é anunciada pela interpretação, onde apenas uma pessoa ora ou canta em línguas e no meio da assembléia alguém manifesta esse dom e dá o discernimento à palavra.
Convém aludir que o dom da interpretação não é tradução literal da oração em línguas, mas sim a facilidade de perceber o sentido da oração ou da profecia em línguas.

I Cor 14, 1
At 18, 9
At 13, 2
I Cor 14, 2
Rom 8, 26

5ª formação: Dom de Palavra de Ciência
Formador: Alex Brindejoncy, coordenador do G.O. Maranatha

É uma revelação sobrenatural sobre algo que só Deus conhece. Há quem o considere um "fragmento" da onisciência de Deus.
Sendo assim, Deus comunica fatos passados ou presentes, podendo se chegar à raiz de um problema, à solução para uma cura ou até mesmo à causa de um cativeiro.
Há diferença entre a ciência humana, o dom infuso da Ciência e o dom carismático da ciência.
Tal dom pode se manifestar através de uam palavra, uma visualização ou um sentimento interior.
Quanto à ocasião, é certo que esse carisma pode ocorrer durante uma oração pessoal, imposição de mãos ou no Grupo de Oração
Sua finalidade é levar à cura de lembranças dolorosas. Convém lembrar, ainda, a importância do testemunho tanto para confirmar as curas quanto para revelar a veracidade do dom.
O dom de Ciência tem seus auxiliares: sabedoria, discernimento, prudência e sigilo.

II Reis 6, 8
Jo 1, 47-51
Jo 4, 16-19
Jo 11, 11-15
Mt 16, 16
At 5, 1-11

6ª formação: Dom de Palavra de sabedoria
Foramdor: Alex Brindejoncy

Para que tomemos uma decisão cordenada com a vontade de Deus, devemos ouvir a Deus.
A Sabedoria traduz-se em uma palavra, frase ou atitude que nos leva à obediência e desperta o amor pelas coisas do Senhor, orientando-nos nas situações concretas da vida.
Sua utlidade é servir como um só corpo a todos que a manifestam.
Alex ressaltou, ainda, que há diferenças entre a Sabedoria Divina, da humana e diabólica.
Para finalizar, o formador destacou que esse carisma consiste em um dom de revelação que está ligado ao dom da Ciência e ilumina a Profecia. Sua manifestação depende apenas de fé, humildade e abertura do coração.

Mt 10, 5-7
Mt 11, 25-30
Mc 10, 1-31
Ef 4, 1-35

7ª formação: Dom do Discernimento dos espíritos.
Forador: Valdinei Oliveira

Discernir é analizar, julgar de modo sensato. Jesus usou muito esse carisma em sua evangelizadora.
Existem três tipos de discernimento: discernimento do bom senso, discernimento doutrinal e o discernimento carismático.
O discernimento carismático capacita-nos a distinguir interiorente quais são os espíritos que estão agindo em uma palavra, ação , comunidade ou pessoa. Esse espírito pode ser santo, humano ou maligno.
Esse dom aumenta a margem de acertos no momento em que precisamos tomar uma decisão.
A manifestação do dom do discernimento depende da fé e do conhecimento da Palavra de Deus.

I Cor 12, 4-11
Mt 7, 15-20
Mt 4
Parágrafo 398 do CIC
Mt 16, 13-20
Mt 16, 21-23
Lc 9, 51-56
At 16, 16-18

8ª formação: Dom da Fé
Formador: Valdinei Oliveira

Vivemos em um mundo incrédulo, marcado pela crise de fé.
O dom da fé é derramado pelo Espírito Santo e nos traz ousadia e coragem. É a garantia dos bens que se espera e a posse antecipada daquio que não se vê.
Esse carisma manifesta-se com a unção através de uma confiança íntima da ação de Deus. Assim, Ele nos leva à certeza em uma atituda que vai ter por consequência a graça de Deus.
O exercício da fé consiste em crer incondicionalmente no poder de Deus.. Sendo assim, a fé é condição necessária para que os milagres e curas aconteçam.
Tal dom é um presente que o Senhor concede aos homens às comunidades não esquecendo que o seu fundamento é o amor.

Hebreus 11, 1-3
Parágrafo 153 do CIC
At 14, 8-12
Mc 11, 22-23
Mt 16, 1-4
Mt 8, 5-13
Mt 9, 1-8
Mt 9, 18

9ª formação: Dom da Cura
Formador: Jael de Jesus

São Paulo definiu a existência de três níveis de doenças. Assim, há a doença biológica, onde Deus utiliza do benefício da medicina, dos remédios, das descobertas científicas, ervas naturais, entre outros. Por conseguinte, há a doença psicológica, cujo maior exemplo na atualidade é a depressão.
Por fim, há a doença espiritual, que pode ser curada mediante orações, a Eucaristia, Confissão, Unção dos enfermos, etc.
O dom de Cura é a ação de Deus em todo o nosso ser: corpo, mente, alma e espírito.
O pregador aludiu que Cristo veio ao mundo para restaurar o homem por inteiro e a restauração e a finalidade deste carisma.

Mt 8, 14

10ª formação: Dom de Milagres
Formador: Jael de Jesus

O dom de milagres, assim como o os demais carismas, é uma ação do Espírito Santo.
O formador citou alguns milagres bastantes conhecidos dentro da Igreja, entre eles, o milagre da ressureição de Lázaro realizada por jesus em sua misão salvifíca.
Por fim, Jael frisou que nem toda cura é um milagre. Além disso lembrou-nos que os milagres, ao contrário do dom da cura, manifestam-se em proporções menores.