quarta-feira, 27 de julho de 2011

III Cerco de Jericó

Nosso III Cerco de Jericó inicia-se nesta quinta-feira, a partir do término da missa das 18h, na Paróquia de N. Sra. da Conceição Aparecida, na sala 04.

Serão sete dias e sete noites de adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento, com orações próprias, inclusive a do Santo Rosário.

Você pode participar a qualquer ora, em qualquer dia.

Como funciona um Cerco de Jericó?

Torna-se cada vez mais comum as comunidades adoradoras fazerem o Cerco de Jericó. De que se trata? Esta prática nasceu na Polônia. Consiste na oração incessante de Rosários, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto.

De onde veio a inspiração paro o “Cerco de Jericó”?No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas.

Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6).

O Santo Padre João Paulo II devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país, sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim.

Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.”

No dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1978), Anatol Kazczuck, daí em diante promotor desses Cercos, apresentou a ordem da Rainha do Céu a Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado. Ele respondeu: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o Terço pelo Papa; é bom rezar
em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.”

Anatol apresentou também a mensagem de Nossa Senhora a Monsenhor Stefano Barata, bispo de Czestochowa e Presidente da Comissão Mariana do Episcopado. Ele alegrou-se com o projeto, mas aconselhou-os a não darem o nome de “Congresso”, para maior facilidade na sua organização. Então, deu-se o nome de “Cerco de Jericó” a esta iniciativa.

O padre-diretor de Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos para a visita do Santo Padre. Dizia ele: “Seria melhor em abril.” “Mas a Rainha do Céu deu ordens para se organizarem esses Rosários permanentes na primeira semana de maio”, respondeu o Sr. Anatol. O padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações.

A Santíssima Virgem sabia bem que o Cerco de Jericó em maio não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria. E, logo a seguir, as autoridades recusaram o visto de entrada no país ao Santo Padre, como tinham feito a Paulo VI em 1966. Consternação geral em toda a Polônia! O Papa não poderia visitar a sua Pátria.

Foi, então, com redobrado fervor que se organizou o “assalto” de Rosários. E, no dia 7 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram “as muralhas de Jericó”. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 2 a 10 de junho. Sabe-se como o povo polonês viveu esses nove dias com o Papa, o “seu” Santo Padre, numa alegria indescritível!

No dia de 10 de junho, João Paulo II terminava a sua peregrinação, consagrando, com todo Episcopado polonês, a nação polaca ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fiéis reunidos
em Blonic Kraskoskic. Foi a apoteose!

Depois dessa estrondosa vitória, a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem Cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II saísse em viagem apostólica. “O Rosário tem um poder de exorcismo”, dizem os nossos amigos da Polônia, “ele torna o demônio impotente.”

Por ocasião do atentado contra o Papa, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram de novo um formidável “assalto” de Rosários e obtiveram o seu inesperado restabelecimento. Mais uma vez, as muralhas de ódio de Satanás se abatiam diante do poder da Ave-Maria.

Em várias partes do mundo estão sendo realizados agora Cercos de Jericó. A 2 de fevereiro de 1986, aquela mesma alma privilegiada recebia outra mensagem da Rainha Vitoriosa do Santíssimo Rosário: “Ide ao Canadá, aos Estados Unidos, à Inglaterra e à Alemanha para salvar o que ainda pode ser salvo.” Nossa Senhora pede que se organizem os Rosários permanentes e os Cercos de Jericó, se queremos ter certeza da vitória.

Prof. Felipe Aquino - www.cleofas.com.br

Reunião de Oração

TEMA: Comprometei-vos com o Senhor, e Ele vos capacitará.

Nesta sexta-feira (28), partir das 19h15, no auditório da Paróquia de Aparecida.
Contamos com sua presença!

domingo, 10 de julho de 2011

Falta um ano para o Encontro Mundial de Jovens da RCC

Um ano nos separa de um grande acontecimento! Conte para o maior número possível de pessoas!

A contagem regressiva começou. A expectativa é grande! E não é para menos. Um ano nos separa de um grande acontecimento. Entre os dias 10 e 15 de julho de 2012, pessoas de várias partes do planeta estarão reunidas em Foz do Iguaçu, no Paraná, para o 1º Encontro Mundial de Jovens da Renovação Carismática Católica.

Sim! Jovens comprometidos com a propagação da Cultura de Pentecostes estarão juntos para momentos de aprendizado, partilha e oração. E, aqui, em nosso país, juntamente com a juventude brasileira, darão testemunho de que é em Jesus que eles depositam a sua esperança (cf.Mt 12,21).

O Encontro ocorrerá paralelamente ao XXX Congresso Nacional da RCC. Para preparar os corações do nosso povo, especialmente para que façamos uma calorosa acolhida aos jovens peregrinos, foi criado um jingle. Você é convidado a conhecê-lo e a divulgá-lo a partir de agora. Repasse essa notícia para o maior número possível de pessoas e faça o download da canção clicando aqui. Confira a letra abaixo:

Em solo Brasileiro
Um só nome Nações proclamarão
Esse nome é Jesus

Nosso sonho
De vivermos como irmãos
Nos reúne aqui
Um só rebanho ser em Ti

//: Nosso coração
É tão grande que podemos
acolher o mundo inteiro
Todos os povos e Nações ://


Jesus, Jesús, Jesus, Jesus

Nuetro corazón es tan grande que podremos
Take the whole world
All the peoples and nations

Nosso coração
É tão grande que podemos
o mundo acolher o mundo inteiro
Todos os povos e Nações
Renovando corações


Bem, agora que você sabe onde nossos jovens estarão daqui um ano, ajude a divulgar o evento e esse lindo jingle no seu Grupo de Oração, na sua paróquia, diocese, estado... Mostremos que o nosso coração é grande para acolher a todos!

sábado, 9 de julho de 2011

Você ainda pode vir ao SAS!

Tivemos momentos de grande graça de Deus no nosso I Seminário de Afetividade e Sexualidade. Mas ainda é so o começo!

Voltaremos do itervalo do almoço às 15h, com muitas surpresas.

Venha, que ainda dá tempo!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Participe do SAS!

Jovem,

Talvez você já tenha ouvido falar por aí que dias 09 e 10 de julho o Grupo de Oração Maranatha estará realizando na Paróquia N. Sra. da Conceição Aparecida o I Seminário de Afetividade e Sexualidade, mais conhecido como “SAS”.

O tema do encontro é: “Jovem e Castidade: um desafio possível”.

Bem, certamente no momento em que você leu o tema do nosso I SAS algumas dúvidas e questionamentos surgiram aí na sua cabeça, como por exemplo: “por que participar de um encontro como esse?”

Vejamos o que o próprio Deus nos diz em Levítico 20, 7-8:

“Santificai-vos e sede santos, porque eu sou o Senhor vosso Deus. Guardai as minhas leis e ponde-as em prática. Eu sou o Senhor que vos santifica.”

Veja que o Senhor nos convida a viver a santidade! E essa santidade deve ser refletida em todas as áreas da nossa vida, inclusive em nossa afetividade e sexualidade.

No SAS veremos que um jovem santo vive a castidade e, dessa forma, corresponde a vontade de Deus e ao Seu plano de amor para cada um de nós.

Teremos momentos de louvor, oração, pregação, adoração, dentre outras surpresas! Será um encontro cheio de novidades que nos levarão a um desejo comum: viver a castidade! Isso mesmo que você leu: viver a castidade!

É um desafio, não é?

Mas nós que somos jovens gostamos de desafios e o desafio que nos será proposto nesse I SAS é um desafio diferente que nos levará ao céu.

Olha só o que o apóstolo amado de Jesus disse lá em I João 2, 14c:

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.”

Viu só?

Nós somos fortes e a Palavra de Deus permanece em nós! Sendo assim, a castidade é um desafio POSSÍVEL!

Então, não perca!

Participe desse encontro! Vamos revolucionar o mundo vivendo o Evangelho!

Deus o abençoe!

Até lá!


Dom Bosco, rogai por nós!



Fernanda Silva Araújo

Coordenadora do Grupo de Oração Maranatha.