sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!

          Temos plena certeza de que o ano de 2011 foi muito abençoado para todos nós do Grupo De Oração Maranatha; não somente aos servos, mas também a todos os que participaram de alguma forma desta obra. Agradecemos a você que fez parte deste Grupo, que é um "ninho quento de Espírito Santo", vivenciando a graça da Efusão do Espírito de Deus.
          Por isso, louvamos o Senhor, crendo que 2012 virá ainda mais repleto das Suas graças, pois o Ele sempre age na vida daqueles que O amam.
          Abra o seu coração aos planos de Deus para a sua vida, e não queira somente no fim do ano a MUDANÇA, mas, a cada dia, busque a SANTIDADE.
          Persevere conosco às sextas-feiras, em nossas reuniões de oração, para que, todos juntos, possamos clamar: MARANATHA!

          Tenham todos um maravilhoso 2012!

Católico, sim; supersticioso, não!

Católico não faz figa;
Católico não começa o ano com pé direito;
Católico não tem energia positiva e nem boas vibrações;
Católico não usa sal grosso e nem alho, para afastar o mal olhado;
Católico não faz corrente e tão pouco faz oferendas para o mar no dia de hoje;
Católico não come três uvas, lentilhas, romã e nem pula ondinhas como sinal de sorte para o novo ano;
Católico não joga uma rosa branca ao mar;
Enfim, católico nunca rimará com superstição.
Católico sim, se coloca sob o Senhorio de Jesus, e sob a providência de Deus para que esse novo ano que chega, seja um tempo de graça em abundância e de bênçãos derramadas, em todos os 366 dias que virão pela frente.
(Alex Fabiano Leão)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ano Novo e a Cultura de Pentecostes

Leia o texta formativo publicado hoje no site da RCCBRASIL 

Na visão de muitos antropólogos, o homem possui uma necessidade de viver em ciclos, com marcos que possam estabelecer noções de términos e reinícios. Na tradição da cultura ocidental, no entanto, o tempo apresenta-se de forma linear e momentos como a "passagem de ano", por exemplo, parecem sugerir espontaneamente um "recomeçar a vida", num esforço de manifestar esse desejo cíclico do ser humano.
A passagem de ano é um momento em que “fim e começo” parecem se tocar. Nesse momento há um despertar da esperança no homem, um desejo de recomeçar a vida, os projetos, os sonhos. O clima celebrativo e de forte conotação emotiva tem conotação mágica. É em meio à necessidade de fazer uma revisão da etapa anterior e da prospectiva da etapa seguinte, e envolvidos por votos de felicidade, paz, amor etc., que surgem as promessas: eu prometo que este ano vou deixar este vício, emagrecer, estudar, economizar mais, vou ser melhor, vou rezar mais, amar mais, e por aí vai...  Poderíamos chamar isso de síndrome de fim de ano. 
 
Esse assunto é tão presente no comportamento da sociedade, atualmente, que diversos programadores desenvolveram sites que pudessem "ajudar" as pessoas a decidirem sobre suas novas promessas... O psicólogo britânico Richard Wiseman realizou uma pesquisa sobre essas promessas de final de ano e sugere que apenas 10% das pessoas conseguem cumprir com as resoluções definidas no fim do ano. Não obstante, as promessas, novas ou renovadas, continuam sendo feitas. As promessas humanas parecem ser tão duráveis quanto o som e o brilho dos fogos.  As explosões dos “fogos” no céu acabam se tornando testemunhas de promessas humanas que cairão no esquecimento e não conseguirão ser cumpridas.
 
Mas, e nós, carismáticos, às portas de um novo ano que surge e envolvidos pelo desejo de moldar a Cultura de Pentecostes em nosso tempo, qual deve ser a nossa atitude nesse momento tão significativo para a sociedade ocidental? 
 
Fazer “promessa” ou permitir que a promessa se cumpra?
 
O verbo latino promittere (prometer) significa pro= à frente + mittere= enviar, mandar, emitir. Nesse sentido, pode-se traduzir como "enviar adiante, mandar à frente", ou ainda "levar a esperar".  Prometer é comprometer-se a dar mais tarde. Diante de um grande desejo, a promessa "dá esperança" e propõe um compromisso.
Na Bíblia encontram-se mais de 8,5 mil promessas, sendo que aproximadamente 85% dessas promessas são feitas pelo próprio Deus ao homem. Cerca de mil promessas encontradas na Bíblia são feitas de uma pessoa para a outra. Há promessas feitas do homem a Deus, pelos anjos ao homem, de Jesus aos discípulos etc. Na verdade, podemos até nos referir à Bíblia como um livro de promessas e cumprimento. Muitas promessas cumpridas, outras se cumprindo atualmente e, ainda, outras que se cumprirão a seu devido tempo.
O Magistério nos ensina que "em várias circunstâncias, o cristão é convidado a fazer promessas a Deus. O Batismo e a Confirmação, o Matrimônio e a Ordenação sempre as contêm. Por devoção pessoal, o cristão pode também prometer a Deus este ou aquele ato, oração, esmola, peregrinação etc." (Catecismo 2101).
Para uma autêntica Cultura de Pentecostes na qual os comportamentos são resultantes de uma vida no Espírito, somos convidados a ter atitudes novas, também e especialmente num momento tão celebrativo e significativo como a passagem de ano. No entanto, ao invés de formular novas promessas fundadas no forte impacto emocional do momento, não seria uma nova e bela atitude comprometer-se em assumir as promessas, profecias e direcionamentos dados por Deus a nós? Esse não seria um momento propício para dizer aquele faça-se em mim segundo a Tua Palavra como fez Maria, Mãe de Jesus? Aliás, o dia 1º de janeiro, dia da Santa Mãe de Deus, oferece-nos a oportunidade de recordar-nos daquela que não se preocupou em fazer promessa, mas que permitiu em sua vida a realização da Promessa esperada desde a antiguidade!
Esta é uma boa hora para dizer "Sim!". Sim aos planos de Deus, e não às nossas vaidades e projetos pessoais. Sim à Palavra de Deus que pode gerar em nós a Vida nova, tão desejada nesse momento! Sim ao Amor de Deus que nos transforma para sermos pessoas melhores, mais humanas, mais santas!
Enquanto as luzes dos fogos iluminam a noite, aqueles que assumem o batismo no Espírito Santo deveriam trazer consigo o desejo de terem suas almas iluminadas pelo Espírito de Deus. Devem cantar "a nós descei, Divina Luz!", como quem reconhece a necessidade da claridade divina para não cair nas trevas do pecado. Deve-se reconhecer a necessidade da graça de Deus para se conseguir cumprir a própria vocação durante todo o novo ano, pois a graça de Deus nunca passará.
Compromisso com a Cultura de Pentecostes
Para dar forma à Cultura de Pentecostes, a nossa principal missão é "tornar o Espírito Santo conhecido e amado", segundo a orientação de João Paulo II. Da Renovação Carismática Católica não se deve esperar promessas, mas adesão às promessas de Deus! Atitudes de colaboração para a concretização das promessas de Deus em nosso tempo. "Derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo" (Jl 3,1). No coração de cada carismático, o réveillon deve configurar-se como um Novo Pentecostes. É uma excelente hora para apresentar os melhores frutos de evangelização do ano que terminou e aproveitar para encher as mãos de novas sementes da Palavra para serem lançadas, ao longo do ano, em cada canto de nosso país. E aqueles que não "apanharam nada durante o ano todo" devem dizer como Pedro a Jesus: "Confiantes na Tua Palavra, lançaremos a rede!" novamente (Lc 5,5).
Recomeçar, reconstruir!
Para a atualização da Cultura de Pentecostes necessitamos de testemunhas autênticas. Temos como primeiro e mais perfeito modelo de testemunha, Maria, Mãe de Jesus. Ela é testemunha do nascimento, do ministério, morte e ressurreição de Jesus. É testemunha de Jesus e é também testemunha do Espírito Santo. Foi por meio do Espírito que Maria concebeu, e quando Ele se manifestou no dia de Pentecostes ela estava lá com os discípulos. Maria torna-se o protótipo da Cultura de Pentecostes.
Hoje, como "participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho" (Ef 3,6), enquanto nos despedimos de um ano que entrará para a história da RCC pelo tanto de promessas de Deus realizadas na vida desse Movimento, tornamo-nos testemunhas oculares e ativas de tão grande e atual graça. Mais do que fazer novas promessas, devemos continuar assumindo o compromisso de sermos protagonistas para a civilização do amor, que somente poderá ser fecundada por meio da Cultura de Pentecostes estabelecida em nosso tempo.
Que Maria nos ensine a dizer Sim e a fazer tudo o que Jesus nos disser, neste novo ano!
Rogério Soares
Coordenador do Grupo de Reflexão Teológica da RCCBRASIL

domingo, 25 de dezembro de 2011

O Verbo foi encarnado e voltará!

          Toda a Igreja hoje celebra o Natal, relebrando o nacimento de Jesus. Temos a certeza na fé de que o Cristo nasceu para nos dar a salvação. Essa promessa já havia sido feita através dos Profetas. Promessa feita, promessa cumprida: com sua vida, morte e ressurreição, o Verbo Divino, que se fez carne, nos libertou de nossos pecados.
          Com a mesma fé, cremos que quando o próprio Jeusu diz  "Eis que eu venho em breve" (Ap 22, 7), certamente Ele virá. Por isso, clamamos Maranatha! Vem, Senhor Jesus!
          Alegre-se, pois Aquele  que veio para nos salvar e que está sentado à direita de Deus Pai, em sua glória, voltará, trazendo consigo a sua recompensa para dar a cada um conforme suas obras (cf. Ap 22, 12).
          Glorifiquemos ao Senhor pela sua encarnação, fazendo-se homem como nós, porém não pecador. E que a santidade das nossas vidas O apresse para sua segunda vinda.

          Tenham todos um feliz e abençoado Natal!
          MARANATHA!

Mensagem de Natal do Papa Bento XVI

          Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro!
          Cristo nasceu para nós! Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado: a todos chegue o eco deste anúncio de Belém, que a Igreja Católica faz ressoar por todos os continentes, sem olhar a fronteiras nacionais, linguísticas e culturais. O Filho da Virgem Maria nasceu para todos; é o Salvador de todos.
          Numa antífona litúrgica antiga, Ele é invocado assim: «Ó Emanuel, nosso rei e legislador, esperança e salvação dos povos! Vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus». Veni ad salvandum nos! Vinde salvar-nos! Tal é o grito do homem de todo e qualquer tempo que, sozinho, se sente incapaz de superar dificuldades e perigos. Precisa de colocar a sua mão numa mão maior e mais forte, uma mão do Alto que se estenda para ele. Amados irmãos e irmãs, esta mão é Cristo, nascido em Belém da Virgem Maria. Ele é a mão que Deus estendeu à humanidade, para fazê-la sair das areias movediças do pecado e segurá-la de pé sobre a rocha, a rocha firme da sua Verdade e do seu Amor (cf.Sal 40, 3).
          E é isto mesmo o que significa o nome daquele Menino (o nome que, por vontade de Deus, Lhe deram Maria e José): chama-se Jesus, que significa «Salvador» (cf. Mt 1, 21; Lc 1, 31). Ele foi enviado por Deus Pai, para nos salvar sobretudo do mal mais profundo que está radicado no homem e na história: o mal que é a separação de Deus, o orgulho presunçoso do homem fazer como lhe apetece, de fazer concorrência a Deus e substituir-se a Ele, de decidir o que é bem e o que é mal, de ser o senhor da vida e da morte (cf. Gn 3, 1-7). Este é o grande mal, o grande pecado, do qual nós, homens, não nos podemos salvar senão confiando-nos à ajuda de Deus, senão gritando por Ele: «Veni ad salvadum nos – Vinde salvar-nos!»
             O próprio fato de elevarmos ao Céu esta imploração já nos coloca na justa condição, já nos coloca na verdade do que somos nós mesmos: realmente nós somos aqueles que gritaram por Deus e foram salvos (cf. Est (em grego) 10, 3f). Deus é o Salvador, nós aqueles que se encontram em perigo. Ele é o médico, nós os doentes. O fato de reconhecer isto mesmo é o primeiro passo para a salvação, para a saída do labirinto onde nós mesmos, com o nosso orgulho, nos encerramos. Levantar os olhos para o Céu, estender as mãos e implorar ajuda é o caminho de saída, contanto que haja Alguém que escute e possa vir em nosso socorro.
          Jesus Cristo é a prova de que Deus escutou o nosso grito. E não só! Deus nutre por nós um amor tão forte que não pôde permanecer em Si mesmo, mas teve de sair de Si mesmo e vir ter conosco, partilhando até ao fundo a nossa condição (cf. Ex 3, 7-12). A resposta que Deus deu, em Cristo, ao grito do homem, supera infinitamente as nossas expectativas, chegando a uma solidariedade tal que não pode ser simplesmente humana, mas divina. Só o Deus que é amor e o amor que é Deus podia escolher salvar-nos através deste caminho, que é certamente o mais longo, mas é aquele que respeita a verdade d’Ele e nossa: o caminho da reconciliação, do diálogo e da colaboração.
          Por isso, amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro, neste Natal de 2011, dirijamo-nos ao Menino de Belém, ao Filho da Virgem Maria e digamos: «Vinde salvar-nos»! Repitamo-lo em união espiritual com tantas pessoas que atravessam situações particularmente difíceis, fazendo-nos voz de quem a não tem.
          Juntos, invoquemos o socorro divino para as populações do Nordeste da África, que padecem fome por causa das carestias, por vezes ainda agravadas por um estado persistente de insegurança. A comunidade internacional não deixe faltar a sua ajuda aos numerosos refugiados vindos daquela Região, duramente provados na sua dignidade.
          O Senhor dê conforto às populações do Sudeste asiático, particularmente da Tailândia e das Filipinas, que se encontram ainda em graves situações de emergência devido às recentes inundações.
          O Senhor socorra a humanidade ferida por tantos conflitos, que ainda hoje ensanguentam o Planeta. Ele, que é o Príncipe da Paz, dê paz e estabilidade à Terra onde escolheu vir ao mundo, encorajando a retoma do diálogo entre israelitas e palestinianos. Faça cessar as violências na Síria, onde já foi derramado tanto sangue. Favoreça a plena reconciliação e a estabilidade no Iraque e no Afeganistão. Dê um renovado vigor, na edificação do bem comum, a todos os componentes da sociedade nos países do Norte da África e do Médio Oriente.
          O nascimento do Salvador sustente as perspectivas de diálogo e colaboração no Myanmar à procura de soluções compartilhadas. O Natal do Redentor garanta a estabilidade política nos países da região africana dos Grande Lagos e assista o empenho dos habitantes do Sudão do Sul na tutela dos direitos de todos os cidadãos.
          Amados irmãos e irmãs, dirijamos o olhar para a Gruta de Belém: o Menino que contemplamos é a nossa salvação. Ele trouxe ao mundo uma mensagem universal de reconciliação e de paz. Abramos- Lhe o nosso coração, acolhamo-Lo na nossa vida. Repitamos-Lhe com confiada esperança: «Veni ad salvandum nos».

sábado, 24 de dezembro de 2011

O verdadeiro sentido do Natal

     É Natal! Celebramos o nascimento de Jesus. Mas, nada melhor do que deixarmos Ele nascer em uma bela manjedoura, digna de receber o Salvador: nosso coração! Trocamos presentes entre parentes e amigos, porém, Jesus almeja um único presente: nossa vida inteiramente entregue a Ele.
     Nesse período costumamos limpar a casa, usar roupas novas e estar reunidos com aqueles que amamos. Mas, o que realmente importa para Jesus é que estejamos de coração limpo e revestidos de uma vida nova, para que assim possamos um dia estar reunidos na glória eterna de Deus!
 

     Em 2011 enfrentamos muitas batalhas, mas alcançamos ainda mais vitórias; testemunhamos vidas transformadas pelo poder do Espírito Santo e, principalmente, sentimos o amor de Deus por nós e nos empenhamos em buscar a santidade.
      Que no ano que está por vir possamos estar ainda mais abertos à ação de Deus, e gritemos ao mundo que Jesus Cristo é o Senhor e que Ele há de voltar em breve. Então, vamos clamar a Deus: MARANATHA! VEM SENHOR JESUS!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Retornaremos com as reunões de oração em 06/01/12

Não se esqueça que hoje não haverá reunião de oração. Somente no dia 06 de janeiro que retornaremos com as reuniões de oração. No entanto, contamos com suas orações, porque nós, sem dúvidas, continuamos orando por vocês.

MARANATHA!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ministério Jovem realiza "Amigo Sentinela"

Ontem o Ministéio Jovem do Grupo realizou o "Amigo Sentinela", confaternização entre os jovens. Houve troca de chocolate, sorteio de bombons, animação, oração, partilha e muita alegria na presença do Senhor.

Que mais joevns possam ter a oportunidade de participar de uma programação sadia, com os melhores amigos, que são os amigos do Senhor.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ainda há tempo para recristanizar o Natal!

          O Natal se aproxima. Nele celebramos o nascimanto de Jesus Cristo, nosso Salvador. Porém, será que é isso mesmo que todos pensamos e vienciamos?
          Infelizmente, essa belíssima festa cristã está sendo vivida de forma errônea. Portanto, precisamos urgentemente retomar o verdadeiro sentido natalino.

          Vamos recistanizar o Natal!


O texto da Coordenadora do Ministério e da Comissão de Comunicação da RCCBRASIL, Lúcia Zolin, nos ajuda a refletir: http://www.rccbrasil.org.br/noticia.php?noticia=7243

Amigo Sentinela

Hoje, o ministério Jovem do Grupo De Oração Maranatha da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida-Pedreira, realizará o "Amigo Sentinela". Uma pequena confraternização para os Jovens que, com muita perseverança no Senhor, não medem esforços para estar todas as sextas-feiras na reunião de Oração do Grupo. Haverá louvor, dinâmicas, muita música, troca de chocolates, e, é claro, comida e mais oração. O encontro começa com a Santa Missa na própria Paróquia, às 18h. Depois todos irão para a casa de um servo do ministério. 


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Reunião de oração só ano que vem!

          Na última sexta, 16, tivemos a última reunião de oração de 2011. Retornaremos logo na primeira sexta-feira de 2011, dia 06 de janeiro.
          Enquanto isso, contamos com suas orações e também oraremos por você!

MARANATHA. VEM, SENHOR JESUS!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Última reunião de oração do ano

Nesta sexta-feira, 16, teremos a última reunião de oração do ano de 2011. E não poderia ter tema melhor: CELEBRA A VITÓRIA
Portanto, convidamos você a participar conosco e, assim, celebrar a vitória de Deus em sua vida, crendo que a vitória será ainda maior em 2012.

Não perca!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Hoje é dia da Imaculada Conceição!

No dia 8 de dezembro, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição.

Veja do que se trata o dogma da Imacula Conceição:

- Imaculada Conceição de Maria

Defende que a concepção de Maria foi realizada sem qualquer mancha de pecado original, no ventre da sua mãe. Dessa forma, ela foi preservada por Deus do pecado desde o primeiro momento da sua existência, como apontam as palavras do Anjo Gabriel - "sempre cheia de graça divina" - kecaritwmenh, em grego. Essa doutrina foi definida dogmaticamente pelo Papa Pio IX na Constituição Ineffabilis Deus, em 8 de dezembro de 1854.

A festa da Imaculada Conceição de Maria é celebrada em 8 de Dezembro, definida inicialmente em 1476 pelo Papa Sixto IV. Também neste caso, muitos escritos dos Padres da Igreja já defendiam a Imaculada Conceição de Maria, pois era adequado que a Mãe do Cristo estivesse completamente livre do pecado para gerar o Filho de Deus.



Saiba mais sobre os Dogmas Marianos: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284522

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ministério Jovem realizará programação de Natal

O Ministério Jovem do Grupo de Oração Maranatha realizará no dia 20 de dezembro (terça-feira), o "Amigo Sentinela". Esse evento será a confraternização dos jovens do Grupo.
Começará com a Santa Missa na Paróquia de N. Sra. de Conceição Aparecida, às 18h. Depois, nos reuniremos no auditório. Haverá troca de chocolates (caixa de bombom, barras, etc). E teremos, é claro, dinâmicas e muita música.



Participe!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O impossível pode acontecer

Convidamos você para participar de nossa próxima reunião de oração, que será nessa sexta-feira, 09, a partir das 19h15, no auditório da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Pedreira.

TEMA: O impossível PODE acontecer

Participe!