quinta-feira, 28 de junho de 2012

Tu és Pedro

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém/PA
Assessor eclesiástico da RCCBRASIL
 
Há dois anos, poucos meses depois de ter assumido a Arquidiocese de Belém, apresentei-me ao Papa Bento XVI, de quem recebi o Pálio, sinal de comunhão profunda com o seu ministério apostólico, para o exercício do episcopado à frente desta Igreja e para ser sinal de unidade na Província Eclesiástica de Belém, que compreende as circunscrições eclesiásticas dos Estados do Pará e Amapá. 

Naquela ocasião, junto com os outros Arcebispos nomeados no ano precedente, proferi o juramento de fidelidade estrita ao ministério petrino que se realiza pela presença, ação e testemunho do Santo Padre. De lá para cá, foram muito maiores as alegrias do que as eventuais tristezas. Os frutos do serviço pastoral dos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, pessoas consagradas a Deus e de todo o Povo de Deus, têm sido abundantes, na formação de comunidades vivas de Igreja e na desafiadora tarefa de levar o Evangelho aos que estão ou se sentem mais distantes, os preferidos de Deus.

A Solenidade de São Pedro e São Paulo oferece-nos a oportunidade para reconhecer publicamente o ministério exercido por Bento XVI, à frente da Igreja de Roma, “que preside a caridade” (Santo Inácio de Antioquia). Trata-se de um Pontífice privilegiado pelos dons de inteligência e sabedoria com que foi prodigalizado por Deus. Tanto os fiéis católicos como pessoas de outras confissões cristãs ou de outras religiões, e ainda homens e mulheres de convicções diferentes, inclusive ateus, reconhecem nele um sinal precioso para a Igreja e o mundo. Temos o direito de experimentar a santa vaidade de ter um Papa para o nosso tempo, decidido, corajoso e forte, objetivo em seus ensinamentos, que confirma os irmãos na fé.

Continua verdadeira a promessa de Jesus a Simão Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mt 16,18). A certeza da assistência do Espírito Santo ao Papa não o faz um super-homem, mas põe sua humanidade a serviço de Deus e de sua Igreja. O ministério que exerce pede força e ternura, aliadas para fazer o bem e orientar, com a verdade do Evangelho, o caminho da barca que lhe foi confiada pelos mares agitados.

Há poucos dias, realizou-se em Milão, na Itália, o VIII Encontro Mundial das Famílias com o Papa. Num profundo diálogo com famílias de várias partes do mundo, respondeu a perguntas muito provocantes. Uma delas foi feita por um casal brasileiro, Maria Marta e Manoel Ângelo, que tocaram num assunto delicado e importante, com uma resposta forte e cheia de ternura.  “Santidade, em nosso Brasil, como, aliás, no resto do mundo, continuam a aumentar os fracassos no matrimônio. 

Encontramos muitas famílias, notando nos conflitos de casal uma dificuldade mais acentuada de perdoar e de aceitar o perdão, mas em vários casos constatamos o desejo e a vontade de construir uma nova união, algo duradouro, mesmo para os filhos que nascem da nova união. Alguns destes casais recasados teriam vontade de aproximar-se da Igreja, mas, quando lhes são negados os Sacramentos, sua decepção é grande. Sentem-se excluídos, marcados por um juízo sem apelo. Estas grandes penas magoam profundamente aqueles que nelas estão envolvidos; são feridas também nossas e da humanidade inteira. Santo Padre, nós sabemos que a Igreja leva no seu coração estas situações e estas pessoas. Que palavras e sinais de esperança  podemos dar-lhes?”

As palavras do Papa podem chegar a muitos corações e manifestam o exercício de seu ministério: “Queridos amigos, obrigado pelo seu trabalho a favor das famílias, sem dúvida muito necessário. Obrigado por tudo o que fazem para ajudar estas pessoas que sofrem. Na verdade, este problema dos divorciados recasados é um dos grandes sofrimentos da Igreja atual. E não temos receitas simples. O sofrimento é grande, podendo apenas animar as paróquias e as pessoas a ajudá-los a suportarem o sofrimento do divórcio. Digo que é muito importante, naturalmente, a prevenção, isto é, aprofundar desde o início o namoro e o noivado numa decisão profunda e amadurecida.

Além disso, o acompanhamento durante o matrimônio, de modo que as famílias nunca se sintam sozinhas, mas sejam realmente acompanhadas no seu caminho. Depois, quanto a estas pessoas, devemos dizer que a Igreja as ama, mas elas devem ver e sentir este amor. Considero grande tarefa duma paróquia, duma comunidade católica, fazer todo o possível para que elas sintam que são amadas, acolhidas, que não estão “fora”, apesar de não poderem receber a absolvição nem a Comunhão: devem ver que mesmo assim vivem plenamente na Igreja. Mesmo se não é possível a absolvição na Confissão, não deixa de ser importante um contato permanente com o sacerdote, com um diretor espiritual, para que possam ver que são acompanhadas e guiadas. Além disso, é muito importante também que sintam que a Eucaristia é verdadeira e participam nela se realmente entram em comunhão com o Corpo de Cristo. 

Mesmo sem a recepção “corporal” do Sacramento, podemos estar, espiritualmente, unidos a Cristo no seu Corpo. É importante fazer compreender isto. Oxalá encontrem a possibilidade real de viver uma vida de fé, com a Palavra de Deus, com a comunhão da Igreja, e possam ver que o seu sofrimento é um dom para a Igreja, porque deste modo estão ao serviço de todos mesmo para defender a estabilidade do amor, do Matrimônio; e que este sofrimento não é só um tormento físico e psíquico, mas também um sofrer na comunidade da Igreja pelos grandes valores da nossa fé. Penso que o seu sofrimento, se é realmente aceito interiormente, torna-se um dom para a Igreja. Devem saber que precisamente assim servem a Igreja, estão no coração da Igreja. Obrigado pelo compromisso de vocês”. Dentre tantas outras manifestações da misericórdia e da verdade, esta palavra segura do Papa alcance tantos casais que clamam por uma resposta da Igreja e querem estar fundados na rocha que é Pedro.

Nesta luz podemos pedir a Deus, que nos concede a alegria de festejar São Pedro e São Paulo, que a Igreja siga em tudo os ensinamentos dos apóstolos que nos deram as primícias da fé.

FONTE: Zenit.org

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sexta tem reunião de oração!


"Quem beber desta água nunca mais terá sede" (Cf. Jo 4, 14) Este é o tema de nossa próxima reunião de oração. 

Sexta-feira, dia 29, a partir das 19h15, no auditório da Paróquia de Aparecida, na Pedreira.
Com Grupo de Oração para Crianças - GOC e Espaço AdoleSantos.
A pregação será feita por Gleissiane Alves, coordenadora arquidiocesana da RCC Belém.
Não perca!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vem, Senhor Jesus, reconstriur as muralhas

Amanhã (22), haverá nossa próxima reunião de oração, cujo tema é "Vem, Senhor Jesus, reconstruir as muralhas"

A partir das 19h15, no auditório da Paróquia de Aparecida - Pedreira.

Não perca!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

"É tempo de conversão"

Participe de nossa próxima reunião de oração. 

É amanhã (15/06), a partir das 19h15, no auditório da Paróquia de Aparecida - Pedreira. 

Com Grupo de Oração para as Crianças e Espaço AdoleSantos.

Venha e traga seus amigos e parentes!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Núcleo de Serviço. Pra que serve?


Quem discerne esses temas das reuniões de oração? De onde vêm as decisões do Grupo de Oração? É o coordenador que faz tudo sozinho? Possivelmente você já se fez alguma dessas perguntas. 

Um Grupo de Oração precisa ser bem estruturado. Uma das bases é o Núcleo de Serviço. Este é formado pelos coordenadores de ministério, tem reuniões semanais e é responsável pelas maiores decisões dentro do Grupo. O Núcleo é a liderança do Grupo de Oração, coordenado pelo coordenador-geral do GO.

No Grupo de Oração Maranatha, o Núcleo reúne-se às segundas-feiras e hoje é composto por 10 pessoas. Em suas reuniões, os membros oram intensamente por todo o Grupo, pelas reuniões de oração e discernem, a partir da escuta profética, o tema da reunião de oração da sexta-feira seguinte.

O Núcleo de Serviço é renovado com a eleição do novo coordenador do Grupo de Oração, que escolhe quem serão os novos coordenadores de ministério. A eleição é realizada a cada dois anos, pelos próprios membros do Núcleo.

Atualmente, o Núcleo de Serviço do GO Maranatha é composto por:

- Fernanda Araújo – Coordenadora do GO
- Alex Brindejoncy – Coord. do Ministério de Formação e servo do Ministério de Pregação e da Equipe de Liturgia
- Alessandra Brindejonc – Coord. do Ministério de Música e Artes e serva do Ministério de Pregação
- Laís do Valle – Coord. do Ministério de Comunicação Social
- Emily Siqueira – Coord. do Ministério de Pregação e serva do Ministério de Promoção Humana
- Roberto Pereira – Coord. do Ministério para Crianças e servo do Ministério de Pregação
- Arthur Cardoso- Coord. do Ministério Jovem e servo do Ministério de Música e Artes
- Anderson Lima – Coord. do Ministério de Intercessão e servo do Ministério de Pregação
- Marília Fonseca – Coord. do Ministério de Oração por Cura e libertação e serva do Ministério de Intercessão e
- André Negrão – Coord. da Equipe Finaceira

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Encerra V Seminário de Vida

Ontem foi o encerramento de V Seminário de Vida no Espírito Santo, cujo tema era "Eu vim para que as ovelhas tenham vida" (cf. Jo 10,10)
Por nove samanas, foram tratados temas querigmáticos, de primeiro anúncio. Nada melhor do que um momento para ouvir os testemunhos e realizar convivência fraterna entre todos. Por isso, reuniram-se para uma confraternização final.
Servos e particiantes tiveram uma abençoada experiência de perseverança e crescimento espiritual, por meio das tarefas semanais do Seminário.
O Senhor Jesus muito agiu na vida de todos, com o batismo no Seu Espírito!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Festival de Comidas Típicas atrai jovens

O Ministério Jovem do Grupo de Oração realizou no último domingo (03) o Festival de Comidas Típicas para errecadar fundos para viagem ao Encontro Mundial de Jovens da RCC. 
O evento contou com a presença de participantes do Grupo e de familiares e amigos de servos. Músicas juninas foram a trilha sonora do almoço. Foram servidos pratos típicos deliciosos no valor de R$ 4,oo.

Quem foi, além de ajudar o Ministéio, garantiu boas conversas, tentativas de danças, saborosos pratos e bastante animação.

Esses são alguns dos que marcaram presença no Festival:
 

"A nossa meta é a vida eterna"

Temos muitos planos para nossa vida, mas temos que ter como meta a vida eterna!

Participe de nossa próxima reunião de oração.
Tema: "A nossa meta é a vida eterna"


Haverá adorção ao Santíssimo Sacramento.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ministério Jovem faz festival de comida típica

O Ministério Jovem realizará o Festival de Comida Típica Paraense no próximo domingo (03), a partir das 12h, na Travessa Barão do Triunfo, nº 2262. Entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, na casa do servo Saullo Rodrigues.

Participe!
Haverá:

* Vatapá
* Maniçoba
* Caruru
* Arroz com galinha
* Bolo de macaxeira 

Vendas de cartelas no valor de R$ 4,00.

Venha! Haverá muita diversão, brincadeiras e música de período junino.
Aproveite as delicias do Pará e ajude o Minitério Jovem a ir para o Encontro Mundial de Jovens em Foz do Iguaçu-PR.