sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feliz Natal!


O Grupo de oração Maranatha deseja que neste Natal a Luz que irradia da gruta de Belém, onde nasceu o Menino Jesus possa invadir o seu coração e que junto com os pastores de Belém possamos adorar o Salvador que nasceu para nós. FELIZ NATAL !!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

2 anos de Grupo de Oração Maranatha

São 2 anos levando o amor de Deus às pessoas.
São 2 anos promovendo a experiência do batismo do Espírito Santo.
São 2 anos semeando a cultura de Pentecostes.
São 2 anos proclamando que Jesus Cristo é o Senhor.
São 2 anos clamando MARANATHA !!! VEM SENHOR JESUS!!!

No dia 17 de agosto de 2007 iniciava concretamente um projeto de Deus. Mais um Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica do Brasil estava nascendo. Dois anos se passaram e a Glória de Deus continua se manifestando.
Durante esse período o Grupo de Oração já promoveu: 2 Seminários de Vida no Espírito Santo, 2 Seminários de Dons e promove a cada mês um encontro para jovens: Jovens Semeando a Cultura de Pentecostes, e agora se praparando para o seu primeiro retiro.
Atualmente o grupo é composto por 5 ministérios: Intercessão, Pregação, Comunicação Social, Música e Jovem. Totalizando 15 ministeriados.

Suas reuniões de oração acontecem toda sexta-feira às 19:15h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida -Pedreira-Belém-Pará-Brasil.


domingo, 2 de agosto de 2009

sábado, 1 de agosto de 2009

II Seminário de Dons

1º Formação: A RCC e o uso dos Carimas

No primeiro dia de Seminário, tivemos formação dada por Valdinei Oliveira, cujo tema foi A RCC e o uso dos carismas.
Há quem associe o uso dos carismas à RCC, porém não são propriedade da mesma, pois os dons do Espírito são para a Igreja, e a Igreja somos todos nós, independente do grupo ou movimento que faça parte.
Basta acolhermos o Espírito Santo para que seus dons se manifestem em nós.
Esses dons são chamados "efusos" e servem para autenticar a nossa evangelização, ou seja, a nossa maneira de falar de Deus.
O próprio Jesus prometeu aos discópulos determinados carismas para que Seu nome fosse anunciado.
O derramamento de Espírito não etsá ligado à santidade, mas ajuda-nos a buscá-la mais fervorosamente.
Os Grupos de Oração tornam posível a manifestação dos dons. Assim, são usados com amior intensidade e responsabilidade.
Quando utilizar os carismas?
Segundo Valdinei, é difícil determinar o momento exato para que os carismas sejam utilizados, mas o exercício dos mesmos é sempre oportuno, sobretudo quando as situações os exigem.
Logo, não se deve bloquear a manifestação dos dons, mas sim agir com prudência e equilíbrio na utlização deles.
Por, fim, o formador citou o mais importante dos dons que é o AMOR. É o amor que sustenta todos os dons. A Fé e a Humildade também devem estar presentes em nossos corações quando pedimos os carismas. Mesmo sendo pecadores, o Senhor nos dá seus carismas.

Mc 16, 15-18
I Cor 12, 7
At 2
At 10, 44
At 19, 1-6

sexta-feira, 31 de julho de 2009

2ª formação: Dom de Línguas

Tal dom não pode ser considerado o menor dos dons, haja vista que não existe dom menor, mas sim o maior, qual seja, o amor.
Muitas vezes não temos sabedoria sobre o que pedir ao Senho, ou então, nos encontramos cansados, sem vontade de adorá-lo. Assim, o Espírito Santo vem ao nosso encontro diante de todas as nossas fraquezas, e ora pelas nossas dificuldades a Deus.
Por conseguinte, o formador ressaltou que os carismas sozinhos não edificam. Logo, os mesmos devem ser vividos em comunidade.
Mas o que se entende por dom de línguas?
Conforme a explicação dada por Valdinei, embrasada na Sagrada Escritura e no Catecismo da Igreja Católica, o dom de línguas consiste em uma linguagem inefável feita diretamente a Deus.
Não possui tradução nem significado, são, portanto, sons imitidos pela inspiração do Espírito.
Importante frisar que ao utilizarmos esse carisma, não entramos em estado de transe. Desta forma, o dom pode ser manifestado em qualquer lugar.
Deus quer que todos oremos em línguas, pois este dom nos edifica, traz paz, felicidade, amor e alegria. Da mesma forma, é um carisma que vem enriquecer o nosso louvor e nos ajuda à conversão.
Qual é a finalidade desse carisma?
O dom de línguas aprofunda a oração e união a Deus, levando-nos a experiências ainda mais profundas com Ele. Ademais, esse carisma auxilía-nos na santificação pessoal e favorece a abertura para os demais carismas.
Basta sermos sensíveis à ação do Espírito Santo para que o dom de línguas aflorem em nossos corações.

Parágrafo 2003 do Catecismo da Igreja Católica
I Cor 14, 2
Rom 8, 26-27
I Cor 14, 14-17
3ª formação: Dom da Profecia
Formador: Luís Braga

É atravez da Palavra de Profecia que Deus fala com seu povo.
Os três elementos desse carisma são: edificação , exortação e consolação.
O dom consiste em uma palavra inspirada por Deus que contribui para o crescimento da comunidade. É uma revelação particular que ocorre no íntimo da pessoa.
A manifestação do dom da profecia depende do exercício carismático. Para acolher este carisma é preciso estar em em sentido de escuta.
Além da profecia verdadeira que é aquela proclamada nos Grupos de Oração, existem outros dois: a não-profecia e a falsa profecia.
A não-profecia é movida por sentimentos pessoais. Por outro lado, a falsa profecia consiste em mensagens influenciadas pelo demônio. Geralmente essa palavras vem contradizendo a Igrej e o evangelho.
Só é possível viver e experimentar esse carisma através da obediência.

4ª formação: Interpretação das línguas
Formador: Luís Braga

A profecia também é anunciada pela interpretação, onde apenas uma pessoa ora ou canta em línguas e no meio da assembléia alguém manifesta esse dom e dá o discernimento à palavra.
Convém aludir que o dom da interpretação não é tradução literal da oração em línguas, mas sim a facilidade de perceber o sentido da oração ou da profecia em línguas.

I Cor 14, 1
At 18, 9
At 13, 2
I Cor 14, 2
Rom 8, 26

5ª formação: Dom de Palavra de Ciência
Formador: Alex Brindejoncy, coordenador do G.O. Maranatha

É uma revelação sobrenatural sobre algo que só Deus conhece. Há quem o considere um "fragmento" da onisciência de Deus.
Sendo assim, Deus comunica fatos passados ou presentes, podendo se chegar à raiz de um problema, à solução para uma cura ou até mesmo à causa de um cativeiro.
Há diferença entre a ciência humana, o dom infuso da Ciência e o dom carismático da ciência.
Tal dom pode se manifestar através de uam palavra, uma visualização ou um sentimento interior.
Quanto à ocasião, é certo que esse carisma pode ocorrer durante uma oração pessoal, imposição de mãos ou no Grupo de Oração
Sua finalidade é levar à cura de lembranças dolorosas. Convém lembrar, ainda, a importância do testemunho tanto para confirmar as curas quanto para revelar a veracidade do dom.
O dom de Ciência tem seus auxiliares: sabedoria, discernimento, prudência e sigilo.

II Reis 6, 8
Jo 1, 47-51
Jo 4, 16-19
Jo 11, 11-15
Mt 16, 16
At 5, 1-11

6ª formação: Dom de Palavra de sabedoria
Foramdor: Alex Brindejoncy

Para que tomemos uma decisão cordenada com a vontade de Deus, devemos ouvir a Deus.
A Sabedoria traduz-se em uma palavra, frase ou atitude que nos leva à obediência e desperta o amor pelas coisas do Senhor, orientando-nos nas situações concretas da vida.
Sua utlidade é servir como um só corpo a todos que a manifestam.
Alex ressaltou, ainda, que há diferenças entre a Sabedoria Divina, da humana e diabólica.
Para finalizar, o formador destacou que esse carisma consiste em um dom de revelação que está ligado ao dom da Ciência e ilumina a Profecia. Sua manifestação depende apenas de fé, humildade e abertura do coração.

Mt 10, 5-7
Mt 11, 25-30
Mc 10, 1-31
Ef 4, 1-35

7ª formação: Dom do Discernimento dos espíritos.
Forador: Valdinei Oliveira

Discernir é analizar, julgar de modo sensato. Jesus usou muito esse carisma em sua evangelizadora.
Existem três tipos de discernimento: discernimento do bom senso, discernimento doutrinal e o discernimento carismático.
O discernimento carismático capacita-nos a distinguir interiorente quais são os espíritos que estão agindo em uma palavra, ação , comunidade ou pessoa. Esse espírito pode ser santo, humano ou maligno.
Esse dom aumenta a margem de acertos no momento em que precisamos tomar uma decisão.
A manifestação do dom do discernimento depende da fé e do conhecimento da Palavra de Deus.

I Cor 12, 4-11
Mt 7, 15-20
Mt 4
Parágrafo 398 do CIC
Mt 16, 13-20
Mt 16, 21-23
Lc 9, 51-56
At 16, 16-18

8ª formação: Dom da Fé
Formador: Valdinei Oliveira

Vivemos em um mundo incrédulo, marcado pela crise de fé.
O dom da fé é derramado pelo Espírito Santo e nos traz ousadia e coragem. É a garantia dos bens que se espera e a posse antecipada daquio que não se vê.
Esse carisma manifesta-se com a unção através de uma confiança íntima da ação de Deus. Assim, Ele nos leva à certeza em uma atituda que vai ter por consequência a graça de Deus.
O exercício da fé consiste em crer incondicionalmente no poder de Deus.. Sendo assim, a fé é condição necessária para que os milagres e curas aconteçam.
Tal dom é um presente que o Senhor concede aos homens às comunidades não esquecendo que o seu fundamento é o amor.

Hebreus 11, 1-3
Parágrafo 153 do CIC
At 14, 8-12
Mc 11, 22-23
Mt 16, 1-4
Mt 8, 5-13
Mt 9, 1-8
Mt 9, 18

9ª formação: Dom da Cura
Formador: Jael de Jesus

São Paulo definiu a existência de três níveis de doenças. Assim, há a doença biológica, onde Deus utiliza do benefício da medicina, dos remédios, das descobertas científicas, ervas naturais, entre outros. Por conseguinte, há a doença psicológica, cujo maior exemplo na atualidade é a depressão.
Por fim, há a doença espiritual, que pode ser curada mediante orações, a Eucaristia, Confissão, Unção dos enfermos, etc.
O dom de Cura é a ação de Deus em todo o nosso ser: corpo, mente, alma e espírito.
O pregador aludiu que Cristo veio ao mundo para restaurar o homem por inteiro e a restauração e a finalidade deste carisma.

Mt 8, 14

10ª formação: Dom de Milagres
Formador: Jael de Jesus

O dom de milagres, assim como o os demais carismas, é uma ação do Espírito Santo.
O formador citou alguns milagres bastantes conhecidos dentro da Igreja, entre eles, o milagre da ressureição de Lázaro realizada por jesus em sua misão salvifíca.
Por fim, Jael frisou que nem toda cura é um milagre. Além disso lembrou-nos que os milagres, ao contrário do dom da cura, manifestam-se em proporções menores.

domingo, 12 de abril de 2009

Seminário de Vida no Espírito Santo

Cerca de 165 pessoas, inscritas, participaram nos dias 17, 18 e 19 de abril no auditório do Centro Social da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do II Seminário de Vida no Espírito Santo realizado pelo G.O.Maranatha. Amor de Deus , Pecado e Salvação, Senhorio de Jesus, Fé e Conversão, Cura Interior, Efusão do Espírito Santo e Comunidades Cristães e Amor aos Irmãos, foram os temas abordados com o objetivo de levar os participantes a uma experiência profunda com Deus e como melhor viver segundo o Espírito Santo.



Iniciando na sexta dia 17, o S.V.E.S. recebeu a pregadora edinéia a qual é coordenadora do ministério de pregação da rcc arquidiocesana. Pregando o Amor de Deus, ela afirmou "Deus nos ama com somos" e com a passagem I Jo 4,8(quem não ama não conhece a Deus porque Deus é amor) baseou sua pregação.


Estiveram também pregando, Gleissiane menbra do Ministério Universidades Renovadas e atual coordenadora do Minisério de Intercessão da rcc arquidiocesana seu tema foi Cura inteiror, afirmou que : "precisamos nos aceitar como somos e redescobrir a imagem e semelhança de Deus em nós" que é confirmada em Mt 27,1 e que para curar-se em Jesus é preciso Fé no Amor de Deus, aceitar a dinâmica da Cura Interior e dixar a ação do Espírito Santo acontecer.


Pecado e Salvação foi o tema abordado pela pregadora Fabiula Silva, Coordenadora do Ministério de Cominicação Social do G.O.Maranatha, ela colocou que a morte de Jesus nos tormou digno à Salvação, mas que é preciso aceitar nossa condição pecadora e nos arrepender para poder obter a salvação eterna. Outra pregação feita por ela no SVES foi Fé e Conversão, "a Fé é a porta que nos leva a convesão" disse, e afirmou a conversão é um processo continuo que deve ser buscado diariamente.


Irmão Franciscano, Cleber também menbro do Ministério Universidades Renovadas pregou a Efusão do Espírito Santo, exortou: "é preciso clamar o Espírito Santo todos os momentos de nossas vida" e ainda, que devemos viver segundo o Espírito e não pela carne, pois o Espírito Santo está em nós.


Alex Cunha Coordenador Geral do G.O.Maranatha, falou sobre o Senhorio de Jesus, onde mostrou as varias faces do inimigo de Deus em nosso tempo, como podemos combate-lo e que só Jesus é o único Senhor, e sobre comunidades Cristães e Amor aos irmãos dando enfase que os grupos de orações da rcc são lugares de aprofundamento do que se aprendeu no SVES e onde você pode viver o amor aos irmãos.

obs.: vc pode está adiquirindo qualquer pregação, mande um email para maranatha_rcc@yahoo.com.br com o assunto pregações, mande seus contatos e qual pregação deseja ou vc pode encomendar no grupo de oração.

O SVES foi marcado também por Adoração, muito louvor e santa Missa.


mais fotos podem ser encontaradas em nosso endereço no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=pv&uid=4781099398892884276