quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Eu sou o teu Consolador"

Este é o tema de nossa próxima reunião de oração, nesta sexta-feira(29), às 19h15, no auditório da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Pedreira.

Haverá adoração ao Santíssimo Sacramento.

Contamos com sua presença!

sábado, 23 de abril de 2011

A grande Vigília da noite e o domingo de Páscoa



A grande vigília da noite, junto com o dia de Páscoa, constitui o cume do Tríduo sagrado e do caminho quaresmal.

São a noite e o dia destinados por sua natureza a iniciar/introduzir os catecúmenos à fundamental relação pessoal com Cristo através dos sacramentos da iniciação cristã. Com as palavras dos profetas Oséias e Isaías (4a Leitura: Is 54,5-14), a liturgia chama esta vigília de “noite das núpcias” de Cristo com a Igreja. Ele a torna mãe fecunda, capaz de gerar novos filhos ao Senhor nas águas maternais do batismo. Santo Ambrósio, nas suas catequeses mistagógicas sobre a iniciação cristã, descreve o encontro pessoal do neo-batizado com Cristo na eucaristia como o encontro apaixonado do amado com a amada do Cântico dos Cânticos! [1]

É a noite-dia em que também os “fieis” são chamados a renovar seu compromisso batismal(renovação das promessas batismais), pois o batismo é a fonte que alimenta toda experiência espiritual cristã.

A vigília se articula em quatro etapas que bem representam o caminho da iniciação e o do progresso espiritual ao longo da vida: liturgia da luz – liturgia da palavra – liturgia batismal – liturgia eucarística.

Quatro linguagens rituais para celebrar o único mistério de Cristo morto e ressuscitado, Elas destacam a passagem do batizado de uma existência nas trevas e na morte do pecado para uma vida nova em Cristo, para viver como ressuscitados.


Texto retirado de: http://www.rccbrasil.org.br/noticia.php?noticia=6695 (com adaptações)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Sexta-feira santa: celebração da Paixão do Senhor



No centro da celebração está o evento e o mistério da cruz, proclamado nas Escrituras (Is 52,13-53,12; Jo 18,1-19,42), honrado com a adoração e o beijo da cruz por parte da a assembléia, reconhecido como intercessão permanente junto do Pai (Oração universal), interiorizado na comunhão. A cruz é tragédia em nível humano, porém a fé a proclama comorevelação suprema do amor de Jesus e início da vida nova que dele brota.

Neste dia a Igreja fica concentrada diretamente sobre a contemplação silenciosa e adorante do evento da crucifixão. Não celebra a memória sacramental da morte de Cristo com a Missa. A cruz é o “eixo do mundo”, diziam os Padres da Igreja, pois nela se manifesta o extremo compromisso de Deus em favor do mundo. Este amor divino é o que sustenta o mundo.

O estilo de Deus é loucura para os homens (cf. 1 Cor 3,18 -25), como o silêncio da morte ignominiosa na cruz. Porém este silêncio se torna o grito mais alto que testemunha seu amor sem limite.

O grito sofrido e confiante de Jesus, “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mc 15,34; Sal 21, 2), assume em si mesmo o grito dos crucificados de todos os tempos, e abre para eles a esperança, pois “por isso Deus o exaltou e lhe concedeu um título (Kyrios- Senhor) que é superior a todo título”, e o fez raiz e modelo de vida nova entre os irmãos (Fil 2, 6-9).

O perdão invocado sobre os algozes: “Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem” (Lc 23,34) e a entrega confiante ao Pai: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (cf. Sal 31,6 - Lc 23,46), abrem caminho definitivo para a comunhão renovada com Deus, abolindo todo impedimento ou outra mediação: “Jesus, porém, tornado a dar um grande grito, entregou o espírito. Nisso, o véu do templo se rasgou em duas partes, de cima a baixo, a terra tremeu e as rochas se fenderam” (Mt 27,50 -51).

A Igreja hoje se reveste do silêncio mais do que de palavras. A celebração da Paixão se abre e acaba com a assembléia em silêncio! Ela fica olhando intensamente o esposo e cruza seu olhar com o olhar compassivo dele, que lhe transmite toda a força do seu amor. É do encontro deste recíproco olhar no amor que nascem os namorados e as namoradas de Cristo, os que chegam a doar a própria vida por ele e como ele.

Nas salas cinematográficas do Brasil está estreando nestes dias o filme “Homens e Deuses” (Des Hommes et des Dieux), do diretor francês Xavier Beauvois. Narra a história simples e extraordinária dos sete monges trapistas mortos em 1997, em maneira ainda misteriosa por mão violenta, no mosteiro de Nossa Senhora do Atlas, na Argélia. Testemunhas de amor gratuito e sem limites entre si e com os habitantes muçulmanos da região, impelidos pela profunda relação pessoal de cada um com Cristo, única razão para ficarem solidários entre si e com os irmãos muçulmanos, se necessário até o martírio, como de fato aconteceu. É esta relação pessoal no amor que faz Cristo crucificado e sua páscoa tornar-se contemporâneos para com cada um de nós.

Na sua fé a Igreja contempla o mistério da cruz na sua integridade, deixando-se guiar pela visão teológica da Paixão escrita por João. Ela faz da cruz o “evento de salvação”, da elevação violenta de Jesus na cruz a sua glorificação, e do “crucificado” o “Senhor” que dá a vida, derramando o Espírito criador (cf. Jo 19,30). A arte da Igreja, até o séc. 13, teve a ousadia de representar Jesus crucificado, como o Vivente, o Rei vitorioso e o Sacerdote do Pai. Do seu lado transpassado nasce o admirável sacramento da Igreja (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 5).

A religiosidade popular do Brasil, herdeira da religiosidade popular de Portugal colonial, tem ainda dificuldade de integrar a cruz na ressurreição. Deixando-se guiar pela liturgia, existe bastante espaço para valorizar a sensibilidade do povo brasileiro para o Cristo sofredor, tão próximo à sua história e, ao mesmo tempo, reconstruir a integridade da boa nova libertadora de Jesus e do seu mistério pascal.


Texto retirado de: http://www.rccbrasil.org.br/noticia.php?noticia=6695


quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Quinta-feira santa: “Jesus... tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”

A missa do Crisma, presidida na manhã pelo bispo em sua catedral, com a participação do clero e do povo, encerra a quaresma e prepara os Óleos santos finalizados à celebração da iniciação cristã - especialmente durante a grande vigília pascal - e a da unção dos enfermos. Os textos bíblicos (Is 61, 1-9; Ap 1,5-8; Lc 4, 16-21), assim como as orações e o magnífico prefácio, destacam o sacerdócio de Jesus e a participação do povo cristão ao sacerdócio dele no Espírito Santo, em força do batismo. É o coração do dom da páscoa e da vida nova de todo o povo de Deus.

A Ceia do Senhor, na tarde (Ex 12, 1-14; 1 Cor 11, 23-26; Jo 13, 1-15), abre o Tríduo, celebrando antecipadamente na forma sacramental da Eucaristia o dom do corpo e do sangue do Senhor, que a Igreja guarda como memória viva e fonte inesgotável da sua vida no tempo. A Igreja está certa de que “todas as vezes que celebramos este sacrifício em memória do vosso Filho, torna-se presente a nossa redenção” (Oração sobre as oferendas). O gesto de amor e de humildade com que Jesus, o Mestre e o Senhor, lava os pés aos discípulos, determina o horizonte divino das relações recíprocas entre os discípulos, e deles com qualquer pessoa, em toda situação e em todo tempo. Cada sofrimento partilhado e cada gesto de solidariedade faz Jesus lavar os pés e cumprir seu mandamento.

Texto retirado de: http://www.rccbrasil.org.br/noticia.php?noticia=6695

terça-feira, 12 de abril de 2011

Não tenha medo de recomeçar

Você errou? Pecou? Magoou? Caiu?

Não tenha medo de recomeçar

Este é o tema de nossa próxima reunião de oração, esta sexta-feira, às 19h15, no auditório da Paróquia Aparecida – Pedreira.

Contamos com sua presença!

______________________________________________

MARANATHA. VEM, SENHOR JESUS!

GRUPO DE ORAÇÃO. EU PARTICIPO!


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Abertas as inscrições para o IV SVES

Você já pode efetuar sua inscrição para o nosso IV Seminário de Vida no Espírito Santo a partir de hoje (07/04), após as missas na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e nas nossas reuniões de oração, todas as sextas-feiras, às19h15, no auditório paroquial.

Garanta logo sua vaga!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

“Conquistados pelo Teu Amor, não desistiremos”

Este é o tema da nossa próxima reunião de oração, nesta sexta-feira (08), às 19h15, no auditório da Paróquia Aparecida – Pedreira.

Aos que já participam: persevere sempre conosco nessa obra de Deus;

Você nunca participou? Venha, que o Senhor reserva maravilhas a você!

Se você está sumido, que tal voltar a se encher do Espírito Santo?


MARANATHA. VEM, SENHOR JESUS!

GRUPO DE ORAÇÃO. EU PARTICIPO!

terça-feira, 5 de abril de 2011

“Pela tua Palavra, a juventude lançará as redes”

“Mas a nós, Deus colocou um espaço privilegiado de missão. Um espaço onde, primeiramente, alguém nos anunciou a Palavra. O Grupo de Oração é esse espaço privilegiado”, por isso juventude, não deixe com que outros jovens também possam ter essa oportunidade de ir para o grupo de oração e conhecer a Palavra de Deus, só depende do seu convite!

_____

Confira o texto na íntegra no blog do Ministério Jovem do GO Maranatha:

http://jovem-gom.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Oração oficial para a beatificação de João Paulo II



Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Papa João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da Vossa Paternidade, a glória da Cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de Amor.

Confiado totalmente na Vossa infinita Misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna convosco.

Segundo a Vossa Vontade, concedei-nos, por Vossa intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vosso santos.

Amém

Com aprovação eclesiástica

Cardeal Camilo Ruini

(Vigário-Geral do Santo Padre para a Diocese de Roma)

sábado, 2 de abril de 2011

IV Seminário de Vida no Espírito Santo

"Revestidos pelo poder do Espírito Santo" é o tema do IV Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES) realizado pelo Grupo de Oração Maranatha, nos dias 20, 21 e 22 de maio, na quadra de esportes da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro da Pedreira, em Belém do Pará.

Um evento como esse "constitui-se em um dos momentos mais expressivos do trabalho de evangelização da Renovação Carismática Católica em todo o Brasil. Trata-se de encontros abençoados que, a partir de pregações querigmáticas e de momentos fortes de fraternidade e de oração, proporcionam experiência singular com o amor de Deus Pai, o encontro pessoal com Jesus Cristo, Senhor e Salvador, bem como a graça do batismo no Espírito Santo."

Mais informações no nosso blog de eventos: http://gomaranatha-eventos.blogspot.com/