sábado, 9 de março de 2013

Santíssima Trindade foi o tema da primeira pregação


“Santíssima Trindade” foi o tema da primeira pregação, feita por Luiz Braga, coordenador do Ministério de Formação da RCC Belém.  

O pregador iniciou falando que a Santíssima Trindade consiste em um só Deus, que se manifesta em três pessoas distintas e com missões particulares. Leu a passagem do evangelho de São Mateus, capitulo 3, versículo 13, em que é narrado o Batismo de Jesus. A partir dessa leitura, Luiz disse que pode-se ter uma noção do Deus Trino. 

“Nosso Deus é Uno e Trino. É um mistério que jamais conseguiremos desvendar. O mistério da Santíssima Trindade é superior à capacidade humana de entendimento”, afirmou Luiz. Todos rezaram juntos o Credo Niceno-constantinopolitano, oração da Igreja que cita a missão da cada Pessoa Divina: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

O Pai é o Criador. Ele manifestou seu “papel” na Criação. Jesus - cujo nome apresenta Sua identidade e missão (Deus Salva) - cumpriu sua missão de salvar a humanidade ao morrer numa cruz e ao ressuscitar no terceiro dia. O Espírito Santo é o responsável por dar a vida. Ele é o Santificador, o Defensor da Igreja, e é recebido, inicialmente, no sacramento do Batismo. Por fim, o pregador afirmou que “a Trindade Santa age no homem pela Graça Santificante”.

Outras passagens usadas: Jo 15, 26 e Jo 14, 16

Nenhum comentário: