sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fique por dentro do que aconteceu hoje no Seminário de Dons

O III Seminário de Dons iniciou às 19h15 de hoje, no auditório da Paróquia de Aparecida, na Pedreira. Mais de cem pessoas participaram da noite de abertura, que deu início a um fim de semana que promete ser repleto da ação de Deus, através de sua graça e de seus dons.  

Após animação e oração inicial, a coordenadora do GO Maranatha, Alessandra Brindejonc, fez o primeiro ensino do encontro, com o tema “Espírito Santo, Pessoa-Dom”. O foco da palestra foi apresentar a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, que é Pessoa-Dom por ter sido dado pelo Pai e pelo Filho.

Foi feita a leitura do Evangelho segundo São Lucas, capítulo 11, versículo 13, na qual fica claro que o Espírito do Pai sera enviado em nosso auxílio, por amor a nós. “O Espírito Santo é aquele que transforma o coração de pedra em coração de carne. É Ele que nos convence da salvação de Cristo e nos dá a graça santificante”, afirmou Alessandra.

A pregadora explicou como se dará os demais ensinos no encontro e diferenciou os dons infusos dos efusos. Os primeiros são os sete recebidos no sacramento da Crisma e ajudam o cristão no processo de santificação pessoal. Já o uso dos dons efusos, os dons carismáticos, colaboram com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, que é a Igreja.

Por fim, os participantes se reuniram em grupos para orarem juntos e receberem oração dos servos.

PONTO DE VISTA

A jovem Amanda Carla já participou de outros eventos da RCC e diz que o Seminário de Dons é "uma experiência maior, que nos faz conhecer mais sobre a Renovação Carismática Católica”. Para ela, o primeiro dia do encontro foi “bem incrível” e acredita que é necessário saber mais sobre os carismas.

Washington Amaral, 16 anos, afirma que as reuniões de espiritualidade nas semanas de preparação para o Seminário foram de grande importância para o seu serviço. “A cada semana nós, servos, pudemos fazer os preparativos do encontro, além de nos fortalecermos na oração”, disse o servo do Ministério para as Crianças.

ESPAÇO JOVEM

Durante os intervalos, haverá o Espaço Jovem, com temas sobre afetividade e sexualidade. Além de oração e animação, os jovens terão momentos de partilha e sorteios de Catecismo Jovem. Alex Brindejoncy, coordenador do Ministério Jovem do GOM, diz que esse espaço serve para “evangelizar os jovens e fazê-los perceber que sempre terão espaço na Igreja”.

AMANHÃ TEM MAIS

No segundo dia de Seminário de Dons, a programação inicia às 7h30, com oração do Terço diante do Santíssimo Sacramento. Os ensinos terão continuidade com temas sobre os dons de santificação e sobre os dons carismáticos - ou efusos. Quanto a refeições, não se preocupe, pois serão vendidos lanches e almoço.

Até amanhã!

Nenhum comentário: