sábado, 13 de abril de 2013

Manhã do 2º dia de Seminário de Dons


O segundo dia de programação começou às 7h30 de hoje, com adoração a Jesus Sacramentado e oração do Santo Terço. Anne Uptom, estudante de Arquitetura, veio para o seminário com a intenção de conhecer mais sobre os dons, e disse que essa “é uma ótima oportunidade para formação, e sempre é preciso aprender sobre as coisas de Deus”.

Momento de clamor ao Espírito Santo
A primeira pregação do dia foi sobre os dons de santificação. Alex falou que todos somos chamados a santidade, portanto, o Senhor nos dá meios para alcançá-la. “Os dons infusos, que são os pés de sustentação da nossa santificação”, disse o pregador.

O tem foi dividido em duas partes. A primeira enfatiza os dons intelectuais, ou seja, os que agem no intelecto. Estão são:

Sabedoria
Dá gosto espiritual pelas coisas de Deus. Tira do relativismo espiritual, leva à maturidade espiritual. Dá-nos uma fé inabalável para vivermos as verdades do Evangelho. Aumenta a caridade, o amor pela igreja; nos faz fieis as práticas espirituais e nos leva a renunciar ao mal e a optar pelo bem.

Entendimento ou Inteligência
Possibilita o entender sem explicar. Dom que faz acreditar nos mistérios da fé, ilumina e aumenta a nossa fé. Por ele se constata a ação de Deus por meio dos sacramentos.

Prudência ou Conselho
Grupos foram formados para oração
Proporciona o equilíbrio para cumprir a vontade de Deus. Leva-nos a viver sobre a ação do Espírito Santo e nos dá a graça de saber o que convém e fazer na hora certa.

Ciência ou Conhecimento
Faz aceitar Deus como criador de todas as coisas e a valorizar Sua criação. Também motiva ao reconhecimento de Jesus como único Senhor e Salvador.

A continuação dos dons de santificação foi feita em outro ensino, sobre os dons afetivos, que são aqueles que envolvem nossa afetividade e influenciam no convívio com o próximo. O pregador disse que "ser santo é ser semelhante a Jesus, é viver como separado para Deus. Os caminhos de santidade são variados. É possível em qualquer estado de vida, em qualquer situação ou vocação; mas, para isso, é necessário que nos abramos ao Espírito de Deus".


Fortaleza ou Coragem
Age ajustando nossa vontade à uma vida de santidade. Dá força sobrenatural para suportarmos todas as dificuldades. Levanta o pecador da derrota do pecado.


Temor de Deus 
Não é medo de Deus. Esse dom nos leva ao arrependimento e à procura do sacramento da confissão. Tira-nos da indiferença a Deus e nos conduz coerência de amar a Deus pelo seu amor. 

Piedade 
É o princípio da unidade. Leva a amar o próximo como ele é. Nos dá condição de perdoar, nos faz pensar mais no bem dos outros. Leva-nos a exalar amor para o próximo. Dá-nos a graça de Deus pagar o mal com o bem.



Leitura usadas: Isaías 11, 1-4 / I Cor 10, 13 / Eclo 1 / I Pd 3, 8-9

Nenhum comentário: