sábado, 13 de abril de 2013

Tarde do segundo dia de Seminário de Dons

DONS EFUSOS

Já à tarde, os ensinos foram voltados para os dons efusos, os dons para o bem do irmão, para a edificação da Igreja. “Todos somos contratados para trabalhar na vinha do Senhor. Para isso, Ele dá os dons carismáticos”, disse Roberto Pereira, pregador do quarto ensino do encontro.

O que são carismas? Foi com essa pergunta que Roberto, também secretário do Grupo de Oração, provocou a curiosidade para um dos temas centrais do Seminário. Carisma é favor, dom gratuito, benefício. Esses dons são ferramentas essenciais para a nova evangelização, pois causam impacto. 

“A espiritualidade carismática não é de propriedade da Renovação Carismática Católica nem de nenhum outro movimento ou pessoa. É da Igreja”, explicou o pregador. Em seguida, foram dados alguns passos para uma melhor vivência dos carismas: ordem, humildade, obediência, amor, oração e discernimento.

Mt 9, 37 / CIC 2003 / I Cor 12, 4-6.11

______________________________________________________________

DONS EFUSOS - PARTE II

Gilson Silva, servo do GO Maranatha e coordenador estadual do Ministério de Pregação, deu início ao seu ensino dizendo que "o Senhor suscita dons específicos para os tempos atuais" e usou a palavra de I Cor 12, 1ss. O pregador começou a explicar os dons efusos, que são divididos em três grupos:


-Dons carismáticos de revelação: discernimento dos espíritos, palavra de ciência e palavra de sabedoria
-Dons carismáticos de inspiração: profecia, línguas e interpretação das línguas
-Dons carismáticos de obras ou de poder: fé, cura e milagres

Com foco no primeiro grupo de carismas, Gilson explanou o dom do discernimento dos espíritos. Nesse dom, Deus revela o que era secreto. É possível distinguir, separar, chegar ao cerne. Guardião dos outros dons. 

"A carne, o mundo e o inimigo tentam nos enganar. Para resistir às tentações, necessitamos do dom do discernimento", disse o pregador. Precisamos de obediência à Igreja, de maior frequência aos sacramentos para sermos mais sensíveis a esse dom. Por meio dele, sabemos se ação é pelo espírito humano, de Deus ou do inimigo.


Ao final, os participantes, em grupos de três pessoas, oraram pedindo o dom do discernimentos dos espíritos.

Passagens usadas: Gn 3 / Mt 16, 16 / I Jo 4,1

Nenhum comentário: